Ineficiência na elucidação de crimes

Em matéria intitulada “Na capital paulista, 95% dos crimes ficam impunes” publicada pela AE – Agência Estado[1], com informações do jornal O Estado de S. Paulo, ficou evidente o baixo índice de solução de crimes na Capital Paulista. Infelizmente, uma situação, que requer planejamento e empenho das autoridades, pois a sensação de impunidade dos criminosos, com certeza, lhes serve de motivação para continuar na prática delituosa. Abaixo transcrevemos parte da matéria:

AE - Agência Estado
Uma pessoa que cometa um crime na capital paulista tem 1 chance em 20 de ter de responder na Justiça (5,2%). E mais da metade dos processos só é aberta porque o autor do crime foi pego em flagrante. Se isso não ocorrer, a chance de a investigação policial descobrir o criminoso é de apenas 1 em 40 (2,5%). Esse mapa da impunidade resulta do cruzamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo dos dados da produção do Ministério Público Estadual entre 2002 e 2009 com os crimes registrados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Os furtos registrados nas delegacias são o tipo de crime com menor número de denúncias no Judiciário: só 3,1% viram processos. No caso dos roubos, esse número sobe para 4,8%. Entre os crimes com maior índice de resolução estão os homicídios: 32% viram ação penal. Já o alto índice de resolução de estupros (41%) se deve ao fato de que os poucos casos denunciados pelas vítimas geralmente têm autoria conhecida.

A ineficiência no esclarecimento de crimes pode ser ainda maior. É que os dados levam em consideração só os casos registrados nas delegacias. Cerca de 70% dos crimes não são comunicados à polícia, segundo as três principais pesquisas de vitimização feitas entre 2001 e 2008 no Brasil.

[1] Disponível em : http://www.estadao.com.br/noticias/geral,na-capital-paulista-95-dos-crimes-ficam-impunes,582088,0.htm. Acessado em 19Jul2010 às 11h38m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário