Plano de Auxílio Mútuo de Guarujá - PAMG


É muito importante o envolvimento da Sociedade Civil nos problemas de Segurança Pública e colaboração no atendimento de emergências. Em Guarujá, o Plano de Auxílio Mútuo (PAMG) é um exemplo digno, a ser desenvolvido e acompanhado por outras cidades. Sou testemunha da determinação e empenho de seus membros, os quais muitas vezes rompem barreiras e limites pessoais no afã de contribuir com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
A foto acima demonstra a integração dos órgãos envolvidos com o PAMG e o Corpo de Bombeiros. Trata-se de treinamento que coordenei, como Comandante do Posto de Bombeiros de Guarujá no ano de 2000, tendo contado com a efetiva participação de mais de cem técnicos ligados às áreas de segurança e saúde das várias empresas vinculadas ao PAMG. À época em que estive no Comando do Posto de Bombeiros de Guarujá, destacaram-se na atuação junto ao PAMG: o Coordenador, Dr. João Alonso (in memorian), o Sr. Pepe e Sr. Rentroia da Dow Química, bem como o Sr. Ademir de Araujo Altmann (popular "Manteiga") atual Chefe da Defesa Civil do Município de Guarujá, além da Srª Paula Diegues, como Secretária do Plano.
O PAMG continua atuante no Município de Guarujá, vários outros treinamentos foram feitos, muitos ainda enquanto pertencia ao Posto de Bombeiros de Guarujá e outros tantos após a minha saida.
O texto histórico abaixo foi extraido do site da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (ACEG):


O PAMG instituído em fevereiro de 1991, pelo Decreto Municipal nº 4566/91, firma um acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, tornando-se uma entidade com personalidade jurídica, em 19 de maio de 2004. O PAMG – Plano de Auxilio Mutuo de Guarujá, foi criado em 1991 para atender a emergências de grande porte que pudessem ocorrer em alguma indústria da Ilha de Santo Amaro.
Este Plano considerou o aspecto geográfico da cidade de Guarujá numa ilha isolada de uma série de recursos emergenciais e após uma série de contatos com empresas privadas, públicas e militares conseguiu-se uma perfeita harmonia em prol de um atendimento imediato e eficaz na eventualidade de uma emergência em alguma indústria no pólo industrial deste Município.
O desenvolvimento deste trabalho, culminou com o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal de Guarujá que pelo Decreto Nº 4566/91 de 07 de fevereiro de 1991, reconheceu oficialmente a existência do PAMG - Plano de Auxílio Mútuo de Guarujá.
Ficou estabelecido em seu sistema de operação que todas as indústrias e empresas pertencentes aos mais variados setores como a: - Construção Civil - Químico e Petroquímico - Pesqueiro e Alimentação - Fertilizantes - Energético - Transportes - Serviços - Portuário e Naval - Construções e Reparos Navais - Vestuário - Construção Industrial - Extrativa e fazem parte da Comissão do PAMG, que por sua vez estão alinhados nos mesmos objetivos previamente estabelecidos e aprovados, como metas de gerenciamento inseridos no Manual do Plano de Auxílio Mútuo de Guarujá.
Objetivos: · O principal objetivo do PAMG – Plano de Auxílio Mútuo de Guarujá, é a proteção à vidas humanas , ao patrimônio e ao meio ambiente, através da mobilização e ações rápidas de maneira programada, eficiente e harmoniosa, contra eventos acidentais.
· O PAMG objetiva, outrossim, a coordenação das ações e conjugação dos esforços das empresas privadas e públicas com o 6º Grupamentos de Bombeiros e da COMDEC – Comissão Municipal de Defesa Civil do Município de Guarujá, para agilizar a articulação, suplementando recursos humanos e materiais necessários, a fim de assegurar maior eficiência no atendimento de eventuais ocorrências, que ocasionem riscos a empresas, à comunidade e ao meio ambiente.
· E finalmente, dotar os participantes do Plano, de uma infra-estrutura básica por meio da troca de conhecimentos e recursos em situações emergenciais, proporcionada pelas reuniões mensais e simulados de treinamento, com a finalidade imprescindível de igualar dentro de um Sistema de Segurança, todas as empresas e entidades que dele fazem parte.
Finalidade: · Estabelecer diretrizes para o planejamento e atuação das entidades participantes do PAMG – Plano de Auxílio Mútuo de Guarujá, com relação a eventual ocorrência de incêndio, acidente ecológico ou qualquer situação de emergência que possa resultar em sinistro no Município, no apoio direto ao Corpo
de Bombeiros e à COMDEC, quando acionado. · Minimizar os efeitos da emergência
ou evento inesperado para a população e o meio ambiente.
· Assegurar a cooperação entre empresas e entidades envolvidas com atendimento à emergência.
· Prestar auxílio aos integrantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Guarujá, fornecendo apoio e recursos humanos e materiais necessários e possíveis para minimizar os efeitos da situação.
· Fornecer em prazo adequado, informação precisa e relevante à Comunidade, em especial, Imprensa e Órgãos Governamentais.
· Atualizar dados e situações do Plano e realizar exercícios regulares, a fim de garantir a sintonia precisa entre os integrantes dos órgãos e entidades em prol da segurança da comunidade, meio ambiente e instalações físicas do pólo industrial de Guarujá.
· Promover em nível local e regional, fóruns e reuniões de trabalho, visando o aperfeiçoamento e aprimoramento das pessoas e entidades participantes do PAMG, tanto no aspecto preventivo como emergencial.
Empresas Participantes do PAMG: COMDEC SEG. DO TRAB. (PMG), CETESB, GUARDA PORTUÁRIA, BASE AÉREA DE SANTOS, 6º GB (Incêndios, Salvamentos Terrestres e Resgates), 17º GB (Salvamar Paulista - Guarda-Vidas), FORTE DOS ANDRADAS, 3º BPAMB, 1º BPRV, 21º BPMI, DELEGACIA DE GUARUJÁ, DIV. MUN. DE TRÂNSITO, CODESP, DERSA, SANTOS BRASIL, TRANSLITORAL, ELEKTRO, LOCALFRIO, CARGILL AGRÍCOLA. MESQUITA, DOW BRASIL, CUTRALE – SUCO CÍTRICO, AKHENATRO, A.L.L LOGÍSTICA, TERMAG, CORTÊS, GRIEG, WILSON SONS, SABESP.


Disponível em http://www.aceguaruja.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=21&Itemid=62 acessado em 09Fev2010.

Um comentário:

  1. Major Monte!!

    É nestas ocasiões que me penitencio por não entrar com mais frequencia no meu sistema eletrônico em casa! Eis que perco referências atenciosas como a sua em nos homenagear com suas palavras de ânimo em não desistir dos nossos objetivos (sonhos?) em fazer do PAMG um objetivo cada vez mais concreto e forte.
    Você sabe o quanto é difícil se fazer concretizar as diretrizes do nosso Grupo. Sim! Nosso! Seu, sempre! Nâo basta a boa intenção de todos. O que é fácil para minha empresa é tão difícil para outrem e assim a gente acaba sempre em desnível o que constrange, entristece, desequilibra.

    Mas temos conseguido vitórias, sim. Devagar, solavancando, mas vamos que vamos! E quando a gente se depara com um empurrão que nem este que Você nos deu, colocando-nos neste blog, ao menos, eu, me dou conta a que vim. Por que estou nesse Grupo há tanto tempo. Nem me lembro mais desde quando.
    Comecei a conhecer o PAM de Cubatão, nos idos de ´80, suas raízes iniciadas por " leões" na área de segurança como o Robles Luchese, Você, na época ainda Cap. Almeida Lima, Dalton Leal Dias e outros que não ouso relembrar...era diferente não era? Menos burocrático, portanto mais rápido; grupo menor, portanto de decisões mais centralizadas e uma vontade de acertar que só vendo. Lembro-me muito bem, como as coias eram feitas. Bastava a palavra de todos para se selar eventos,trabalhos em conjunto, ajuda mútua, enfim...tá certo que emails ainda não existiam, portanto era na base do telefone mesmo!

    Quem conviveu com Vocês, não aprendeu Segurança por que não quis. Comeu bola pelo resto da vida. Por que Vocês sabiam tudo dessa área e compartilhavam conhecimentos, até inconscientemente, porque era precípuo para Vocês, era normal. Fazia parte do perfil profissional. Saber e distribuir conhecimentos. Simples assim.
    Eu nunca perdi tempo. Aprendi com os melhores. Ao ponto de ser uma das primeiras mulheres a me formar em Técnica de Segurança no Colégio do Carmo em 1985 e até hoje, de certa forma, aplicar conhecimentos adquiridos. Na minha vida profissional e familiar.

    E te agradeço novamente. Em nome daqueles que tiveram e têm a honra de conviver com Você, mesmo que à distância, mas que a sua força anula a distância física e nos torna sempre próximos; em nome daqueles que Você fez pupilos de vida para sempre, como eu.

    Permita-me lhe destinar um beijo afetuoso e um grande abraço!

    Obrigada!

    Paula Margot Hartsteen Diegues.-
    -

    ResponderExcluir