O uniforme de bombeiro civil - necessidade de regulamentação


O bombeiro profissional civil deverá observar que seu uniforme não tenha as mesmas características do bombeiro público (militar), pois estes obedecem a normas próprias, redundando em que a utilização de uniformes semelhantes pode induzir a população a acreditar tratar-se de bombeiro público os quais obedecem às regras da Corporação o que, necessariamente, não acontece com o bombeiro civil, normalmente libado a uma empresa particular, o que pode induzir as pessoas a erro.
Muitas vezes observamos pessoas, que se acredita sejam bombeiros civis, utilizando-se de uniformes muito parecidos com o do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nota-se que estes uniformes imitam o uniforme dos militares, além da cor do fardamento muito parecida, símbolos que ajudam na semelhança, como o uso bandeira do Estado na mesma proporção e lado da camisa, emblemas de cursos que são próprios da corporação militar (exemplo, emblema do curso de resgate, etc). Uma breve procura na internet por sites de bombeiros civis, permitirá ao leitor comprovar a semelhança dos uniformes oferecidos e utilizados.
Nesta esteira convém salientar que a Lei n.° 9.279/96 (Lei de Marcas e Patentes), em seu Art. 124, proíbe o registro como marca de brasão, armas, medalha, bandeira, emblema, distintivo e monumento oficiais, públicos, nacionais, estrangeiros ou internacionais, bem como a respectiva designação, figura ou imitação. A mesma Lei estabelece como crime no Art. 191, reproduzir ou imitar, de modo que possa induzir em erro ou confusão, armas, brasões ou distintivos oficiais nacionais, estrangeiros ou internacionais, sem a necessária autorização, no todo ou em parte, em marca, título de estabelecimento, nome comercial, insígnia ou sinal de propaganda, ou usar essas reproduções ou imitações com fins econômicos.
A similaridade do uniforme pode induzir os incautos a utilizar o uniforme com o intuito de não pagar viagens em transportes públicos, exigir alguma vantagem ou serviço em decorrência de instalações ou sistemas de prevenção contra incêndios irregulares, etc;
Convém lembrar que o bombeiro civil não deve passar-se por bombeiro militar (funcionário público), uma vez que exercer consciente e indevidamente funções públicas, praticando ato pertinente e legalmente estabelecido a funcionários públicos, neste caso ao Corpo de Bombeiros Militar, é crime de usurpação de função pública, tipificado no Artigo 328, do Código Penal, o qual estabelece pena de detenção de três meses a dois anos e, se do fato o agente auferir vantagem a pena passa a ser reclusão de dois a cinco anos.

Autor: Nilton Monte, Advogado especialista em Direito Público.

42 comentários:

  1. Olá meu nome é Ricardo,Bombeiro Civil,nessa forma,tanto as autoridades tem de usar de bom senso,Pois não deixam de ser Bombeiros...Que o Bombeiro Civil realmente não deve passar por militar,mas em questão a uniformes,acho besteira estar discutindo esse assunto...temos coisas mais importante para tratar, nos colocar no lugar de Humanos,e respeitar suas atitudes que ajudam...
    Se fosse assim não teria saído da minha empresa e socorrer uma pessoa na vía dutra BR 214,e sendo,que essa pessoa,teve uma parada respiratória e reanimei ela até o socorro chegar.Depois desse tempo,sempre que posso trabalho de Bombeiro Voluntário...Se os Militares quiserem apoiar bem se não azaro...Uma vida estava em risco ajudei ela porque o Salvamento não tinha chegado á tempo.
    Srs: temos que ajudar uns ao outros não criticar uma coisa que não vai ajudar ao proximo.Somos passageiros sem volta nessa terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado como pessoas que exigem seriedade em sua profissão, abre a boca para dizer que discutir, sobre um assunto tão importante não é necessário, ajudar uma vítima é obrigação de todos , isso não dá o direito ao bombeiro civil de se uniformizar aparentemente como um militar.

      Excluir
    2. Caro Ricardo, vc está confundindo as coisas. Vc pode, e como bombeiro que é, até acredito que deve ajudar todo aquele que precisa de auxílio; contudo a vida em sociedade é paltada em regras e a questão da normatização de uniformes de bombeiros estatais e privados em nada atrapalha as suas ações altruístas. Muitos bombeiros civis reclamam que são discriminados pelos militares e alegam que não querem se equiparar a eles, e sim apenas fazer o seu trabalho, mas pergunto: Será que p/ fazer o seu trabalho de bombeiro precisa mesmo usar o mesmo uniforme do bombeiro militar? Penso que a resposta é NÃO. A valorização vem de dentro. Valorize o seu papel de bombeiro civil na sociedade e não viva um embuste p/ se sentir valorizado.

      Excluir
    3. BOA NOITE Á TODOS EM CARÁTER GERAL, VENHO POR MEIO DESTA MENSAGEM EM DIREÇÃO Á TODOS NUMA INTENÇÃO DE DIZER QUE : NÓS SEJA CIVIL OU MILITAR SOMOS TODOS UM, E QUE SE CRIARMOS OU ALIMENTARMOS UM CONFLITO SOBRE COR OU ASPECTO DE FARDAMENTOS NÓS NÃO VAMOS CHEGAR EM LUGAR ALGUM, EU CONCORDO QUE DEVEMOS RESPEITAR POSIÇÕES MILITARES, MAS DENTRO DO NASCIMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS EM NOSSO PAÍS VAMOS VER QUE NA HISTÓRIA EM 02 DE JULHO DE 1856 FOI CRIADO E ORGANIZADO O SERVIÇO DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIO NO DECRETO IMPERIAL Nº 1.775 PELO IMPERADOR D. PEDRO II , QUE FORMARAM ESSA CORPORAÇÃO POR OPERÁRIOS CIVIL JUNTO Á MILITARES DOS ARSENAIS DE GUERRA DA MARINHA DO BRASIL, POR ISSO AMIGOS COMBATENTES E DETENTORES DO FOGO NÃO DEVEMOS CRIAR CONFLITOS ENTRE CIVIL OU MILITARES POR CAUSA DE COR DE FARDAMENTO E SIM PODER EXECUTAR NOSSOS TRABALHO COM COERÊNCIA EM CADA UM EM SUAS ÁREAS , FAZENDO COM QUE O RESPEITO ENTRE NOS SEJA Á MAIOR PATENTE DE NOSSAS VIDAS Á BAIXO DE DEUS E DA BANDEIRA NACIONAL DO BRASIL, E SOBRE BREVES E SÍMBOLOS MILITARES EU CONCORDO QUE CIVIL NÃO USE, POIS ESSES SÍMBOLOS SÃO PROPRIEDADES MILITAR DO ESTADO E NACIONAL , POIS CIVIS TEM SEUS BREVES E SÍMBOLOS PARA USO ESPECÍFICO EM SEUS FARDAMENTOS, VAMOS TODOS NOS SERMOS HOMENS E MULHERES DE POSTURA E CONDUTA DENTRO DA SOCIEDADE PARA QUE Á POPULAÇÃO CONTINUE NOS ENXERGANDO COMO OS MAIORES SÍMBOLO DE UNIÃO E COMPANHEIRISMO DENTRO DE NOSSAS OPERAÇÕES PROFISSIONAIS SEJA ELA CIVIL OU MILITAR . Ass: Maj Pereira.

      Excluir
    4. Bem, não menosprezando o assunto aqui tratado mas fardamento não é uma coisa que tenha mais prioridade do que efetivo suficiente para suprir a população local. Eu acho que se um certo órgão público não tem pessoal suficiente para atender os populares, era de maior importância ambas as partes envolvidas se ajudarem, pois, enquanto ficam aí discutindo sobre fardamento, tem pessoas morrendo em acidentes e muitas vezes por falta de pronto atendimento.
      Eu sou bombeiro civil e não tenho vergonha disso, mas sim orgulho, e não preciso me esconder por trás de uma farda para me disfarçar de militar. Só espero que certas implicâncias e picuinhas entre bombeiros civis e militares parem e centralizem sua atenção em prestar socorro ao próximo, que é o que mais precisa de nós.

      Excluir
    5. Prezado Sr. Gean Gilberto. Agradecemos o comentário com o qual concordamos desde que haja controle e fiscalização do Poder Público sobre a atuação desses profissionais, permitindo a identificação e responsabilização caso prejudiquem as vítimas ou as condições de atendimento da emergência.

      Excluir
  2. Olá em vez de algumas pessoas que se julgam mais do que Deus porque tem algumas estrelas nós bombeiros civis na grande maioria não deixamos nada a desejar para o militar porque em vez de ficar falando de farda não colaboram para que as coisas fiquem melhor para ambas as partes e trabalhem juntos seira muito mais aproveitavel.

    ResponderExcluir
  3. Amigo! Eu sinceramente fico triste quando vejo um Bombeiro Civil uniformizado assim como você, pra mim isso é uma falta de respeito com a profissão de Bombeiro civil; pois vejo que se o profissional e Civil e usa uniforme idêntico ao de um militar e por que ele quer mostrar que é Militar e não civil. Sendo assim amigo, segue um concelho: faça o concurso para Bombeiro Militar que ai sim você será feliz.... Você e todos os outros que emitam militares são uma vergonha para a classe de Bombeiros Civis que realmente amam e respeitam a profissão. e Por causa desta falta de concideraçao com a profissão e que os militares tentaram mudar a nomenclatura Bombeiro Civil para Brigadista Particular. Naõ é um uniforme parecido ou idêntico aos dos militares que irá torna-lo Bombeiro, o que o faz um bombeiro e você ser formado e capacitado como bombeiro, o uniforme não influencia em nada! para você ter uma ideia, tem bombeiro militar que não sabe um terço que um civil sabe, idem os civis... então não e o uniforme que o tornará um Bom Profissional.... para se construir uma marca respeitada amigo, demanda tempo, comprometimento e muita persistência, coisa esta que pelo Jeito nossa classe BOMBEIRO CIVIL não irá conquistar nunca, pois os próprios profissionais se negam a dizer e se portar como um civil. infelizmente essa e a realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,sou bombeiro civil e não concordo com pessoas que uasam uniforme de bomberiro civil nas
      ruas,pois isso engana a população que ao nos ver fardado se confudem com a farda dos militares e tem o pensamento que ha muitos bombeiros militares porai,quando não é verdade.Ha falta do contigente de bombeiros militares fez crescer nossa categoria de bombeiros civis.

      Excluir
    2. concordo plenamente com você, se a gente se unir podemos dar um melhor suporte para a população a qual pertencemos, inclusive eu sou BOMBEIRO CIVIL recém-formado, minha turma se uniu ao fim do curso e já estamos com uma associação formada e registrada, nas nossas primeiras atuações contamos com o apoio irrestrito do CORPO DE BOMBEIROS MILITAR de nossa cidade, o qual nos permitiu trabalhar em conjunto e o resultado foi muito bom, independente de nomenclatura todos somos bombeiros sim, e eu tenho orgulho em dizer que sou civil...BC- JOZIEL SILVA. PARAGOMINAS PARÁ BRASIL....

      Excluir
    3. Excelente meu Amigo. Se a pessoa fez o curso de BPC deve se portar como um profissional da área e não pagar embuste com farda de outra corporação para satisfazer um desejo ou se exibir em Público. Na Maioria das vezes isso acontece com pessoas que não conseguiram chegar onde queriam e acabam pegando outras vias e no final das contas se frustram. Não é diferente no meio dos Vigilantes pelo Mundo; querem ostensividade, farda preta, camuflado, boina e tudo mais para andar dentro de um pátio de empresa que as vezes não tem energia, sem bebedor, banheiro e se quer uma cadeira para se assentar. Quer ser reconhecido?? Seja um Bom profissional, domine as técnicas pertinentes a sua função, estude, treine muito que o resultado e reconhecimento vem. Vale ressaltar que cada empresa tem um uniforme especifico para Bombeiros Civis e Vigilantes aprovado em comissões especiais e órgãos fiscalizadores e você não poderá mudar.

      Excluir
  4. Concordo da necessidade de regulamentação e de distinção entre nós Bombeiros Civis e o pessoal da Polícia Militar;
    O que não pode haver é a descaracterização do Bombeiro Civil, de forma que ele não seja reconhecido como bombeiro, e com isto tenha seu trabalho prejudicado.
    Quanto a diferenciar é realmente necessários, afinal nós civis estudamos tanto, para depois sermos confundido com Polícia Militar, eu é BOMBEIRO!

    ResponderExcluir
  5. Bombeiro Civil é Treinado e Formado para atuação em APH, DEA, PCI, ECI, EPI, EPC, EPR e por aí vai... Para atuação única e exclusiva nas áreas delimitadas como seu Posto de serviço, isso vale também para a utilização de Fardamento e brevês, conforme o curso que o mesmo detêm, esse é responsável direto e indireto pela divulgação da Prevenção em seu Posto de trabalho. Já após o limite de seu Posto, a calçada e a rua, já é território neutro onde quem responde são as equipes de apoio externo como: 192, 193 e 190. Isso não impede de... se possível... estiver ao seu alcance... prestar ou ajudar no socorro a quaisquer QRU fora dos limites de seu Posto de Trabalho. Confine-se!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Bombeiro Oswaldo.
      Seu comentário, acertadamente, delimita a competência de atuação do Bombeiro Civil, com certeza este deve aplicar seus conhecimentos para ajudar ao próximo independentemente de onde esteja, até que o órgão público (Bombeiros ou SAMU) assumam o caso. O que se alerta é que, como qualquer profissional, não acredite que sabe tudo, esteja sempre estudando e se atualizando, para evitar erros que podem agravar o estado da vítima acreditando que está ajudando. Parabéns!

      Excluir
  6. Boa tarde a todos que deram as suas opiniões sobre este assunto tão importante, mas o principal objetivo deste texto foi esclarecer aos companheiros que exitem vários Bombeiros Civis que se passam por militares e isto não é correto, somos profissionais reconhecidos por lei, e não precisamos nos esconder atrás dos militares, faço um trabalho muito sério aqui no Estado de Goiás deixando bem claro para todos a verdadeira função dos Bombeiros Civis na sociedade. Foi aprovado recentemente pela secretaria de segurança pública do estado de Goiás um projeto para a contratação de reservistas para compor a policia militar e o corpo de bombeiros como soldados 3ª classe, com certeza vários bombeiros civis irão atuar juntamente com os militares.

    Magno Cesar Silva Santos
    Presidente do Sindbombeiros-Go

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez parabenizamos V.Sª pela postura orientativa correta na conquista do merecido espaço que o Bombeiro Civil merece ter em nosso país.

      Excluir
  7. Marco Antonio de Paula Menenzes13 de outubro de 2012 às 09:20

    Acredito que a questão mais importante a ser discutida ( não menosprezando a atual ) deve ser a dos municipios que não possuem corpo de bombeiros, e que seria muito interessante alguns, eu disse, ALGUNS militares esqueçerem um pouco a questão do ORGULHO PRÓPRIO e pensar na população carente do serviço , bem como carentes também estão muitos quartéis em que o ESTADO não disponibiliza um efetivo condizente, para que não sobrecarregue os poucos homens que neles atuam,permitindo assim, que haja uma mão de obra mista (municipalizada ) para que então possamos somar esforços em pról de uma profissão tão nobre.

    ResponderExcluir
  8. A questão do uniforme vai do carater de cada um,em usar qual uniforme a sua categoria(civil ou militar), estudo enfermagem e sei que não podemos negar socorro a ninguem indenpendentemente do local ha qual esta pessoa se encontra, e primeiramente temos a vida da pessoa em primeiro lugar, todos que fizeram o juramento, sabe que tanto um classe como a outra a vida é fundamental.

    ResponderExcluir
  9. estou cursando o bombeiro civil gostaria de saber se numa ocorrência de um acidente não podemos ajudar a pessoa necessitada até os bombeiros militar chegar, se for um caso de vida ou morte, deixo a pessoa morrer sem socorro pro ser bombeiro civil? Digo não agora que estou cursando mas depois de formado, obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  10. Sr. Carlos,
    Na nossa opinião é óbvio que pode ajudar, desde que tenha consciência do seu nível de conhecimento e treinamento. O principal no atendimento emergencial é a estabilização da vítima, ou seja, em hipótese alguma pode agravar o quadro da vítima, sob pena de ser acusado de lesão corporal. Mesmo um médico, enfermeiro ou bombeiro público /civil, estando "de folga", dependendo do acidente, muito pouco poderão fazer sem os equipamentos que fazem parte da viatura de resgate ou SAMU, bem como todo o aparato que lhe dá suporte, pois trata-se de um sistema de emergência. Deste modo, sugerimos a você que, em caso de acidente, localize-se e solicite uma viatura do Resgate do Corpo de Bombeiros ou do SAMU e, enquanto espera a chegada das equipes de emergência, controle o local do acidente a fim de proteger a si mesmo, ao paciente e prevenir outros acidentes.
    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  11. sou de recife sou bombeiro civil sou socorrista mas não saio na rua fardado e principalmente não gosto de meu uniforme igual ao do militar por isso comprei diferente acho que cada um tem seu fardamento não precisa ninguem esta imitando o outro e acho que poderia o presidente da uma olhada e ver a classe bombeiro civil não é por causa de ums que todos pagam pelo erro o importante que ambos dão sua vida pra salvar vidas acho que deveria ter uma parceria uma união pq a união faz a força ja vi varios caso mas n vou comentar e tenho varios amigos bombeiro militar graças a Deus nos damos muito bem não preciso sair fardado pra aparecer e dizer que sou militar o que vale pra mim esta ganhando meu pão de cada dia honestamente abraços a todos bombeiros civis e militares !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro sou B.P.C no Rio de janeiro e também não gosto do fardamento da minha empresa mais preciso trabalhar e sustentar minha família, Acho também muito valido sentarmos todos os sindicatos dos B.P.C's para melhorar e modificar a cor e modelo de farda dos B.P.C's, fica a dica!!

      Excluir
  12. Agradecemos usa participação, Leandro. Parabéns pela coerência.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, meu nome é Anderson, sou Bombeiro Civil aqui na cidade de Sorocaba.
    Minha opinião pessoal é a seguinte:
    Tem muito Bombeiro Civil querendo se passar por Militar sim, querendo se aparecer para as menininhas, pagando de bombeiro isso acho ridiculo.
    Usufluindo de pegar onibus sem pagar,etc......
    Como todas as profissoes existem bons e maus profissionais.
    Tem muito bombeiro militar que faz muita cagada na rua em atendimentos que eu mesmo ja presenciei varios atendimentos totoalmente fora do protocolo,e que esta a anos na area e nao sabe nem um terço do que o civil sabe e vice verso. Como tem muitos Bombeiros Civis mau capacitados que vao na Instituição de formaçao de Bombeiros Civis so para ficar brincando e querendo se formar nao porque gostam da profissao, mais sim para se aparecer ter entre aspas um estatus de falar que é um Bombeiro.
    Entao acho que cada pessoa e cada pessoa, como ja falei existem bons e maus profissionais em todas as areas,nao é porque é Militar que sabe mais que Civil e vice verso...
    A questao do uniforme acho coerente sim, o Civil evitar andar fardado na rua, eu quando nao tinha carro ia e voltava pra casa do serviço de onibus mais me trocava antes de sair do meu posto coisa hoje em dia nao vejo, vejo muitos andando fardado e com fardamento o mais proximo possivel do militar.
    Bombeiros Civis me desculpem, mais tem muito Bombeiro da nossa classe que se ahca demais sim, como Militar que acha que tem o rei na barriga porque na hora do sinistro, de um atendimento é que voce ve a capacidade de cada um e de si proprio tambem, tem que ser humilde e saber que tem que estar sempre se atualizando, porque o protocolo sempre esta mudando, principalmente o Civil porque o militar o Estado os treina constantemente, ja o Civil tem que fazer os cursos extensivos da area como por exemplo:
    SALVAMENTO EM ALTURA, ESPAÇO CONFINADO, EXTRICAGEM, D.E.A, A.P.H MAIS INTENSIVO E por ai vai.
    Entao é isso. Bombeiro Civil ou Militar para mim o que muda é so um fator:
    Militar é do estado, e Civil presta serviços a empresas privadas, porque o protocolo é um so,é igual a Biblia a palavra de deus é uma só, e tem varias igrejas correto:
    Entao, a questao do Militar e Civil é a mesma coisas, porque o antendimento que o Militar presta em ocorrencias na rua, o Civil presta tambem em seu posto, pelo simples fato de que todos nós temos que seguir protocolos, como os enfermeiros e médicos tambem.A algumas técnicas que militares usam que Civis usam outras e samu mesma coisa.
    Se tratando de técnicas de combate a incendio, o protocolo é um só, A.P.H o protoclo é um, ou será que o Militar estabiliza uma vitima e o Civil nao?

    Entao Bombeiro Civis e Militares, nao vamos ficar com essa troca de ofensas pelo fato de um uniforme, nao podemos generalizar, cada um tem um jeito e isso infelizmente sempre vai ter pessoas querendo ser o que nao é, e outras se achando Deus.

    ResponderExcluir
  14. Prezado Sr. Anderson.

    Agradecemos o comentário. Contudo é bom frisar que a grande diferença esta na fiscalização do trabalho que no caso dos "Bombeiros Públicos" há hierarquia e controle, ainda que minima, dos procedimentos. Esta fato raramente ocorre com o bombeiro civil, por isso defendemos que o serviço seja melhor regulamentado e fiscalizado por algum órgão público, quem sabe o próprio Corpo de Bombeiros dos Estados.
    Assim, observamos que você facilmente concordará com o que dizemos, pois um servidor público concursado seria submetido a procedimento disciplinar para apuração de sua conduta, podendo culminar com a demissão a bem do serviço público, caso não observe com cuidado as instruções e as regras estabelecidas.
    De outro modo, observa-se que isto ainda não acontece com o Bombeiro Civil, como observamos de seu relato; "Como tem muitos Bombeiros Civis mau capacitados que vão na Instituição de formação de Bombeiros Civis só para ficar brincando e querendo se formar não porque gostam da profissão, mais sim para se aparecer ter entre aspas um status de falar que é um Bombeiro". O serviço publico teria o dever de submeter esta pessoa a um procedimento disciplinar.
    Claro que cada um tem o seu valor. Continue se dedicando, estudando e treinando.

    ResponderExcluir
  15. Obriado pelo comentario, concordo com o que disse concerteza, as instituiçoes deveriam analisar bem o perfil de cada um como no regime militar é feito, no regime militar passam por psicologos certo.
    Acho que quando se trata de cuidar de vidas e patrimonio, deveria sim, traçar tambem um perfil pelo fato de estar em uma profissao que voce seguira normas, protocolos e tem sim que ter disciplina, porque voce consegue fazer que uma pessoa de boa indole se transforme em um grande profissional, mais nao consegue fazer de um grande profissional uma pessoa boa porque isso já é de cada um.

    ResponderExcluir
  16. verdade essa Discussão não da em nada bombeiros civis devem sim usar uniforme não dos militares Entretanto Ao se aproximar de uma vitima e indeterminar sociedade ver e destingir que pessoa que ali encontra esta capacitado para ajudar pós só quem sabe pessoa que sofreu um acidente importância que faz quando chega Alguém querer aumente Fasano e não só fica olhando então devem Eunice e não procurar quem sabe mais ou quem e melhor pós Nessa sociedades são carentes desse Serviço trabalhem juntos e sociedade vai agradecer socorrido por um bombeiro civil na hora não me interesso saber se era civil ou militar estava sofrendo só queria alguém que me ajudasse depois os militares vieram enfim agradeci a todos pra mim bombeiro e bombeiro independente de militar ou civil eles tem uma só Função salvar vidas e que importar .obrigado bombeiros

    ResponderExcluir
  17. digo eu Bombeiro civil e civil Militar e Militar cada um em seu quadrado ok cem mais abraço a todos.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Helton, estou legalizando uma empresa de BPC aqui no RJ. A normatização específica determina que a farda não se pareça com nenhuma força militar pública. Então, comecei a buscar inspiração para adotar algo novo, que será submetido a aprovação do Corpo de Bombeiros Militar como manda a lei. Lendo o comentário do Leandro aceito a dica. PEÇO A VCS QUE ME DEEM SUGESTÕES SOBRE CORES E PADRÕES PARA QUE NORTEAR A ELABORAÇÃO DE UM NOVO MODELO DE UNIFORME PARA MEUS BPCs. Grato!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite a todos os meus digníssimos amigos de profissão. Independente da função de militar ou civil. Pessimismos e otimismos a parte, o fato é que, particularmente, não consigo vislumbrar um futuro melhor para o nossa atuação sem estar pautado na formação continuada do sujeito em questão. Uniforme se faz necessário para qualquer empresa padronizada. E é inegável que ambos os profissionais envolvidos tem simultaneidades de quebra de cortesia. Se o profissional militar tem orgulho de fora de trabalho se deslocar para sua residência ostentando o seu uniforme e insígnias. Ótimo! Excelente e prova e o mesmo tem orgulho de seu oficio e profissão. Se o profissional civil deseja o mesmo e está devidamente identificado como CIVIL. O mesmo goza do direito de se sentir orgulhoso pelo seu oficio. Portanto meus digníssimos, o entendimento dos caminhos, tensões e proposições que fazem o detrito de ambos. Os militares são honrado e merecedores. E os civis também. Porque muitas das vezes sem a estrutura dada pelo Estado tiram de seus próprios bolsos o investimento de sua formação profissional. Dessa forma, também faz parte da história que está sendo construída hoje. A formação continuada de ambos (MILITARES e CIVIS), é que almeja o cidadão, por parte dos profissionais bombeiros.

    ResponderExcluir
  20. o bombeiro civil pode usa carteira escritio bombeiro civil com brasao da republica

    ResponderExcluir
  21. Então eu só queria saber uma coisa certa,é proibido abandeira do brasil e são paulo no uniforme do bombeiro civil?E quantos emblemas pode ser usado?Tem um numero padrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, salvo melhor juízo, a bandeira representa o Ente Publico e área de atuação da Instituição que representa, por isso os Federais usam a Bandeira Nacional, os Estaduais, a de seus respectivos Estados, bem como os Municipais a de seus Municípios. Deste modo, o bombeiro civil, talvez devesse usar a insignia da Empresa que atua e representa.

      Excluir
  22. acho que temos que lutar por um salario melhor cor de uniforme não mostra conhecimentos e nem paga conta por mim pode ser preto azul amarelo indiferente importante e vc ta preparado para o pior,e ganhando o que merece um salario justo se dane militares cor de farda nao mostra inteligência.e capacidade o que vc sabe ninguem tira.

    ResponderExcluir
  23. boa noite pesssoal, sou bombeiro civil tambem, e acho que o uniforme nao vulga nada, quem tem amor ao que faz, faria socorro,atendimento etc... ate sem uniforme. Em vez de ficar discutindo fardamento, vamos achar uma maneira de melhorar nosos conhecimentos. forte abraco a todos.

    ResponderExcluir
  24. Ninguém esta discutindo caridade, amor, orgulho, caráter, esta sendo discutido legalidade. É legal do ponto de vista das Leis, um civil usar uniforme da Policia Militar?

    ResponderExcluir
  25. Sou militar e não tenho nada contra civil. Colhe respeito quem planta respeito. Construam a própria identidade de vocês, ao invés de usurparem a identidade dos militares. Bem, já que é crime a usurpação da função pública e usar uniforme igual ou parecido com o do militar é definido como contravenção penal, então não apareça usando uniforme da PM na minha frente para não ser obrigado a aplicar a LEI.

    ResponderExcluir
  26. Vamos colocar um PONTO FINAL na discussão!!!
    Polícia Militar e Bombeiro Militar - Tem como missão manter a ordem e Segurança da população em geral, pois trata-se de um funcionário público, subordinado ao Governo do Estado, e, é treinado para atuar em CI - APH - Imobilização e Remoção (terrestre ou aérea) e é fardado e equipado para tanto.
    Vigilante e Bombeiro Profissional Civil - Tem como missão manter a integridade do bem patrimonial e da população do Posto de Trabalho. Executa rondas preventivas constantes de PCI, cobra uso de EPI e respeito às normas de segurança no ambiente de trabalho. Presta APH, faz RCP e se preciso domina o funcionamento do DEA, imobiliza e remove o acidentado. Acompanha realização de serviços de manutenção em geral, no heliponto, recepciona pouso e decolagem de aeronaves e o Sobrenome do Bombeiro Civil é PREVENÇÃO!!! - Há sobre o fardamento e seus acessórios, é de uso exclusivo nos limites de seu posto de trabalho, que vai até a calçada de seu Posto de Trabalho, se pisar no asfalto, já concretiza-se ABANDONO DO POSTO, gerando ao contratante o Direito de demitir por JUSTA CAUSA. O serviço prestado pelo Bombeiro Civil, Orgânico ou Terceirizado é subsidiado pelo contratante conde dispõe de todos benefícios possíveis ao contratado, por isso acho desnecessário desgastar a imagem utilizando-se da farda no meio público, uma vez que o meio público pertence aos Estado, agora se eles usam o uniforme até como pijama, o problema é deles e não há como se equiparar aos Militares. Eu faço meu trabalho (PREVENÇÃO), eles fazem seu trabalho (COMBATE). Cuida de seu Posto de Trabalho, pois se um dia vc acionar 193, seu trabalho de nada valeu, pois vc não fez a prevenção correta, e agora o que o fogo não queimar, a água com certeza vai destruir... (é a especialidade deles, acabar com o fogo e etc...) - Visite bombeiroswaldo e busque todas informações voltadas ao Bombeiro Civil, pois QUEM NÃO LÊ, MAL ESCREVE, MAL FALA, MAL OUVE, MAL VÊ... Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que bombeio civil tem que usa uniformes ou farda do bombeiro civil sim se tem e pra usa sim e não fica de enfeite .
    o bombeiro militar tem que parar de fica com picuinhas com o bombeiro civil , quando a vitima precisa de socorros ele não quer saber se e civil ou militar e sim receber ajuda .

    ResponderExcluir
  28. Olá, sou Bombeiro civil no Rio de Janeiro. defendo a padronização do uniforme do BOMBEIRO CIVIL, afinal de contas e uma diferenciação justa do uniforme do BOMBEIRO MILITAR, e orgulho por orgulho eu tenho o meu e lógico que UNIFORME não faz capacidade, mais nos PROFISSIONAIS precisamos divulgar o nosso trabalho que e o VISUAL, e o BOMBEIRO CIVIL deve sim estar devidamente IDENTIFICADO no meio URBANO, fora do âmbito do seu serviço. Alias existem muitos como eu que não estão ligados a EMPRESAS PRIVADAS (TRABALHO FREELANCER) que precisa compor o seu vestuário, e lógico sem semelhança com o do MILITAR, e uma questão de bom censo.

    ResponderExcluir
  29. Desculpe senhores.... ja fui militar, e sério não vejo o real motivo dessa discurçao.
    Existem BCs que são mais militares que os proprios militares e respeitão mais a farda que eles mesmo.
    Acredito que isso não seja uma questão que venha a ser descutida. Mais relevada, por que o que salva não sao as fardas, mais os profissionais que se capacitam e se qualificam para exercer de fato a profissao e atuar com exelência.
    Quem ponhe uma bandeira no braço não é um embusteiro, mais um patríota, quem ponhe um brever no braço ou no peito,é quem tem orgulho da capacidade que tem.

    Todos sabem nossos direitos e deveres, mais pergunto isso é o mais importante??? Ou é uma vida salva que importa??? Hj sou BC e tenho varios curso, mais nao para me gabar ou me igualar ao meio da qual ja pertenci um dia.
    Mais para fazer a difenrênça na hora que for preciso.
    BC ou MILITAR o importante é vidas.....

    Nosso lema sempre sera :
    VIDAS POR VIDAS

    ResponderExcluir
  30. Bom sou bombeiro civil e acho que a confusao do uniforme de bombeiros civis poderia ser resolvida se bombeiros civis e militares se reunissem e chegasse em um consenso aonde chegassem a uma conclusao e criasse so um padrao nacional de fardamento e so esse seria usado em todo territorio nacional lembrando so um padrao de fardamento isso acabaria com essa confusão de uniformes

    ResponderExcluir