Polícias Militares pelo Mundo


Ao contrário do que muitos afirmam, não é só o Brasil que possui Polícias Militares. Esta é a conclusão que se tem após a leitura do artigo de Olavo Freitas Mendonça, publicado no "site" Blitz Digital, do qual extraímos o quadro resumo (leitura integral do texto no link abaixo).


Quadro no mundo
Atualmente, no mundo inteiro, o modelo de polícia militar é de longe o mais usado e o mais eficaz. Prova disso é que praticamente todos os países desenvolvidos possuem uma Gendarmerie, ou polícia militar ativa no combate ao crime. Citemos alguns exemplos:
Portugal:
A Guarda Nacional Republicana é uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial. Pela sua natureza e polivalência, a GNR encontra o seu posicionamento institucional no conjunto das forças militares e das forças e serviços de segurança, sendo a única força de segurança com natureza e organização militares, caracterizando-se como uma Força Militar de Segurança Pública.
França:
Na França, a Gendarmaria Nacional (em francês: Gendarmerie nationale) é uma força policial militar sob a tutela do Ministério do Interior para as missões de policiamento. Os efetivos são referidos como Gendarmes.
Embora constituam, administrativamente, uma parte das Forças Armadas Francesas — e consequentemente sob a alçada do Ministério da Defesa —, está operacionalmente interligada com o Ministério do Interior nas suas missões em território francês, e investigações criminais conduzidas sob a supervisão de juízes. Os membros deste Corpo operam em uniforme e, excepcionalmente, à paisana.

Itália:
Os Carabineiros (em italiano: Arma dei carabinieri) constituem uma das quatro forças armadas da Itália, cujas atribuições e competências são: a defesa nacional, polícia militar, segurança pública e polícia judiciária. As suas funções e características são, em termos gerais, semelhantes às da Guarda Nacional Republicana de Portugal.
Espanha:
A Guarda Civil (em espanhol: Guardia Civil, popularmente chamada Benemérita) é uma instituição de policiamento ostensivo e de investigações que faz parte das Forças e Corpos de Segurança de Espanha.
Como Corpo de Segurança do Estado, a Constituição da Espanha, no artigo 104, fixa-lhe a missão primordial de proteger o livre exercício dos direitos e liberdades dos cidadãos espanhóis e garantir a segurança dos cidadãos, estando sob dependência do governo do estado espanhol.
Chile:
Carabineiros do Chile (em espanhol: Carabineros de Chile) é a instituição de polícia ostensiva (uniformizada) militar do Chile. É responsável, ainda por atuar na área de defesa civil naquele país.
É a instituição encarregada de garantir a soberania, a ordem pública e o respeito às leis.
Depende do Ministério da Defesa Nacional, vinculando-se administrativamente por meio da Subsecretaria de Carabineiros e coordena-se para o controle da ordem pública com Ministério do Interior através de seus dirigentes regionais (Intendentes e Governadores).
A corporação possui uma divisão de polícia judiciária chamada "Policia de Investigaciones".
 
Canadá
A Royal Canadian Mounted Police (RCMP), também conhecida nos países de língua portuguesa pela sua tradução Real Polícia Montada do Canadá, é a organização policial do Canadá, constituindo a maior força de segurança do país, e é mais conhecida como Mounties. A corporação canadense é a única do mundo em manter um policiamento federal, estadual e municipal numa só organização em todo o Canadá. A Polícia Montada do Canadá fornece o serviço de policiamento federal para todo o Canadá e serviços de policiamento sob contrato para os três territórios, oito províncias, mais de 190 municípios, 184 comunidades aborígenes e três aeroportos internacionais.
Para que não nos prolonguemos além do necessário, vejamos a lista das polícias militares no mundo atualmente:

Lista das polícias militares no mundo:

País
Nome em Inglês
Nome na língua nativa do país
Notas:
Gendarmerie Nationale (الدرك الوطني)
Gendarmería Nacional Argentina
Otryad Militsii Osobogo Naznacheniya (Отряд милиции особого назначения)
Gendarmerie Nationale
Polícia Militar
A Polícia Mlitar brasileira não é uma polícia das forças armadas.
Zhandarmeriya (Жандармерия)
National Gendarmerie
National Gendarmerie
National Gendarmerie
Gendarmerie royale du Canada
Police militaire des Forces canadiennes
National Gendarmerie
Carabineros de Chile
Zhōngguó Rénmín Wǔzhuāng Jǐngchá Bùduì (中国人民武装警察部)
Cuerpo de Carabineros
Escuadrones Móviles de Carabineros
Fuerza Pública
Gendarmerie Nationale
National Gendarmerie
Police Nationale d'Haiti
Kepolisian Negara Republik Indonesia
Não confundir com a Iraqi Police Service, pois até o presente momento, são altamente militarizadas.
Mishmar HaGvul (משמר הגבול)
Arma dei Carabinieri
Guardia di Finanza
Amen el Dakhli
Apelido dessa polícia é "El Darak"
Public Safety service
Viešojo saugumo tarnyba
National Gendarmerie
National Gendarmerie
National Gendarmerie
Policia Federal
Trupele de Carabinieri
Compagnie des Carabiniers du Prince
Gendarmerie Royale (الدرك الملكي)
Koninklijke Marechaussee
Żandarmeria Wojskowa
Guarda Nacional Republicana
Jandarmeria Română
Vnutrenniye Voiska (Внутренние войска)
Gendarmeria
Guardia di Rocca
National Gendarmerie
Žandarmerija (Жандармерија)
Guardia Civil
Gendarmerie Nationale
National Guard
Garde Nationale
Jandarma Genel Komutanlığı
Vnutrisni Viys'ka Ukrayiny (Внутрішні війська України)
Encarregada de policiamento naval e marítimo nos mares; parte do Department of Homeland Security; uma das cinco Forças Armadas militares dos Estados Unidos.
Corpo della Gendarmeria dello Stato della Città del Vaticano
Tem como missão principal a segurança pública com todas as funções de policiamento, incluindo controle de fronteiras, prevenção de crime, investigação criminal e outras funções de polícia administrativa.
Guardia Nacional de Venezuela
FrenchForce de gendarmerie européenne
Italian
Forza di Gendarmeria Europea
Portuguese
Força de Gendarmerie Europeia
Spanish
Fuerza de Gendarmería Europea
Formada por cinco membros da União Européia: França, Italia, Espanha, Portugal e Holanda.
Total: 66.
AUTOR: Olavo Freitas Mendonça. Título do artigo: Só existe polícia militar no Brasil?.  
FONTE: Publicação, diagramação e fotos: "Site Blitz Digital". publicado em 03Out2013. Disponível em <http://blitzdigital.com.br/index.php/artigos/561-so-existe-policia-militar-no-brasil>; Acessado em 06/10/2013 às 09h00min.

Um comentário: