Falta de postos bombeiros em algumas cidades preocupa parlamentar paulista

Onde estão os bombeiros?
Donisete Braga*


FOGO! Donisete Braga aborda a falta de postos dos Bombeiros em 503 das 645 cidades do Estado. Uma das soluções para se resolver o problema passa pela organização de bombeiros municipais, voluntários e civis, grupamentos que são tema de audiência a ser realizada no dia 30/8, com governos, especialistas e a sociedade civil organizada.

A Assembleia Legislativa recebeu neste mês e já está analisando o Plano Plurianual do governo do Estado para o período 2012 a 2015. Ele elenca muitas ações já prometidas em PPAs de governos passados. E traz algumas novidades. Uma delas será tema da nossa conversa de hoje e trata da falta de bombeiros em 503 cidades das 645 do nosso Estado. É isso mesmo. Você sabia que 503 dos nossos 645 municípios não contam com postos de bombeiros? Isso é muito sério. Por outro lado, temos hoje apenas 9.824 policiais militares atuando no Corpo de Bombeiros, que pertence à Polícia Militar do Estado.
Talvez este não seja um problema que lhe tire o sono, como falta de leitos nos hospitais, alto custo dos remédios e impostos, a falta de segurança nas ruas, a má qualidade do ensino público etc. No entanto, a falta de bombeiros no momento do  incêndio, em um grave acidente, pode ser fatal. Estamos falando de salvar vidas.
A situação dos bombeiros é pior nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo, onde 21 cidades, das 39 que compõem a RMSP, não contam com bombeiros. Nelas vivem quase 2 milhões de pessoas, que ficam na dependência de cidades vizinhas em casos de incêndios e resgates.
Veja o caso do município de Embu. São 240.749 habitantes sem um posto sequer de bombeiros da Polícia Militar, sempre na dependência da vizinha Itapecerica da Serra, que já tem seus 152.614 habitantes, ou de Cotia, com 201.150. E estas cidades possuem apenas um quartel de bombeiros.
É ainda mais grave a situação de Carapicuíba, a maior cidade do Estado, com 369 mil habitantes, sem um bombeiro sequer. Depende de Osasco, que possui apenas quatro viaturas e duas motos.
Outras sem bombeiros são Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã etc. Fazendo as contas, São Paulo oferece um bombeiro para cada 30 mil habitantes. E a situação se agrava porque nossos valiosos bombeiros militares enfrentam dificuldades no seu dia a dia para cumprir as tarefas, com número reduzido de pessoal, de viaturas, de equipamentos etc.
No que se refere ao Plano Plurianual 2012/2015, o governo do Estado fala em quadruplicar as atividades preventivas contra incêndios, como projetos de segurança, vistorias e consultas técnicas. Prevê um crescimento nas intervenções operacionais de emergência de 497 mil por ano para 2 milhões por ano até 2015. E coloca também a intenção de aumentar o efetivo. Outras questões que merecem ser equacionadas pelo
Estado referem-se aos bombeiros municipais, voluntários e civis. E aqui os problemas são muitos. Precisamos enfrentá-los, buscar soluções. Por isso, em parceria com os deputados estaduais Ana Perugini e José Candido, ambos do PT, e o federal Vicentinho (que trata deste tema na Câmara dos Deputados), organizamos uma audiência pública para o dia 30/8, com governos, especialistas e a sociedade civil organizada. Venha dar a sua contribuição.

*Donisete Braga é deputado estadual pelo PT em São Paulo
Artigo publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Poder Legislativo, quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário